quarta-feira, 18 de maio de 2011

Conotatividade.

Significante (parte perceptível) e o significado (parte inteligível) são componentes do nosso signo de linguagem. Entendendo imagens como meio de comunicação, percebemos que através deste conjunto de formas (significantes) lembramos de conceitos (significados).

Na leitura de imagens visualizamos elementos estruturais que remetem à denotação, resultado da união entre o significante e o significado que dá sentido referencial a realidade palpável em sentido literal, objetivo e explícito; E elementos intelectuais que remetem à conotação, resultante do acréscimo de impressões afetivas ou sociais que evocam idéias subjetivas a serem associadas, de forma que transforma e dá sentido aos elementos de aspectos estruturais já existentes.

Confira:

Os casais jovens que firmam relacionamento sério afirmam sentirem-se mais seguros.

Fotografados com abertura F3.0 e velocidade 100 (0,01s) o casal centralizado e enquadrado em Plano Médio denota um casal abraçado, mas o gesto em nossa sociedade significa carinho, proteção...
(Obrigada meus modelos lindos, Mari e Rodrigo!)

Pesquisas comprovam que em alguns dias a maior dificuldade de rendimento acadêmico pode interferir no humor.
Fotografado com abertura F3.0 e velocidade 200 (0,02s) o estudante centralizado e enquadrado em Primeiro Plano tem significado denotativo de alguém que utiliza o notbook para ler ou estudar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário